A estufa para salgados é um item essencial quando você trabalha com a venda desses snacks. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas relacionadas ao seu funcionamento e os diferentes preços no mercado. Esse artigo chegou para sanar todas as suas perguntas!
Um dos principais motivos para investir em uma estufa para salgados é a apresentação dos produtos que você vai vender. Afinal, é muito mais atraente que eles estejam expostos para os seus clientes do que escondidos em algum lugar da loja, certo?
A estufa funciona como uma estante dos salgados e permite que os clientes escolham de acordo com a aparência, o que pode potencializar significativamente as suas vendas.
Porém, muitas pessoas acham que a estufa serve como um forno. Isso é um mito! Esse aparelho não assa ou esquenta os salgados, mas mantém os produtos em uma temperatura agradável para o consumo.
Existem dois tipos de estufa: as convencionais e a vapor. Vamos entender quais as diferenças entre elas?
Estufas convencionais
Esse tipo de estufa funciona por meio do isolamento térmico, ou seja, elas trabalham com o calor dos próprios salgados. A temperatura é mantida por mais tempo enquanto s alimentos ficam expostos dentro da vitrine.
Estufas a vapor
Já esse modelo conta com uma bandeja de água embaixo dos alimentos, ou seja, o vapor é responsável pela manutenção da temperatura.
Esse modelo costuma ser uma escolha melhor, já que é possível regular a temperatura interna. O vapor também conserva a consistência e o sabor dos produtos, evitando que eles fiquem ressecados ou percam sua característica crocante.
Quanto custa uma estufa para salgados?
Agora que você já conhece os dois modelos, vamos falar um pouco sobre preços.
A estufa tradicional não consome energia, portanto você não verificará um aumento nas despesas de luz da empresa. Por esse motivo, elas costumam ser mais baratas. Os preços para essa estufa tradicional podem variar entre R$250 e R$450.
Já a estufa a vapor consome mais energia e, por isso, costuma ser mais cara. Os valores de mercado variam entre R$400 e R$2000.
O motivo do preço alto é também o tamanho da estufa. Ao escolher o modelo, é preciso também analisar a quantidade de salgados que você vende por dia para garantir um tamanho que atenda todas as suas necessidades.
Os modelos com prateleiras são justamente os mais caros por serem capazes de expor uma quantidade muito maior de salgados ao mesmo tempo.
Por último, depois de comprar a estufa para salgados ideal para a sua loja, você deve também conhecer algumas dicas de uso para aproveitar os benefícios desse equipamento. Dentre eles, podemos citar:
#1: Não deixe os vidros embaçados
Os vidros embaçados dificultam que o cliente consiga enxergar os alimentos e passam uma impressão de falta de cuidados.
Quando terminar de assar ou fritar os salgados, espere cerca de 1min para que eles parem de soltar vapor. Somente depois desse tempo coloque os produtos na estufa.
#2: Limpe o equipamento com frequência
A higiene é essencial quando você trabalha no ramo alimentício. Você pode usar um pano com álcool para retirar todas as impurezas e manter a estufa brilhante, o que aumenta a credibilidade da sua empresa e o desejo dos clientes de comprarem os seus salgados.
O ideal é que a estufa seja higienizada diariamente.
#3: Mantenha os salgados expostos por até duas horas
Duas horas é o tempo ideal para que os salgados fiquem armazenados nas estufas. Após esse período, as chances de que eles percam parte do sabor e da sua aparência são maiores.
Por isso é tão importante analisar o seu fluxo de vendas antes de comprar uma estufa! O tamanho deve ser proporcional à saída dos produtos.
Leia também: Como não encharcar salgados
#4: Mantenha a bandeja sempre com água
Se você decidiu comprar uma estufa a vapor, não se esqueça de sempre encher a bandeja de água! Do contrário, os alimentos não ficarão aquecidos e deixam de agradar os clientes.
Se você ainda ficou com alguma duvida em relação à estufa para salgados, aproveite agora mesmo para deixar o seu comentário no espaço abaixo e poderemos ajudá-lo como possível! E não se esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.